3 motivos para não errar no texto 2


No mundo dos negócios, há uma série de razões para você tomar o maior cuidado e evitar os erros de gramática e ortografia.

Hoje em dia falamos muito das técnicas para se escrever na web – webwriting, técnicas para vender mais através da comunicação – copywriting, técnicas para contar histórias – storytelling… Tudo para melhorar a comunicação. Sim, essas técnicas são muito poderosas, mas perdem força se você não cuidar da sua gramática e ortografia.

É verdade que a internet é um ambiente em que podemos e devemos deixar as formalidades, mas isso não pode ser confundido com falta de cuidado na ortografia e gramática.

Redatores publicitários e escritores tem licença poética para erros propositais. E dá para saber quando o erro é proposital e quando não é ou ainda quando foi um erro de digitação mesmo.

Aqui os três motivos para você cuidar melhor da redação:

1. Erros podem afetar a credibilidade

Um erro de ortografia pode significar um cliente a menos. Parece bobagem? Isso deve ser uma preocupação real.

Muita gente deixa de comprar porque passa a duvidar da qualidade do produto ou serviço ao encarar um texto cheio de erros. Principalmente, quando só se conhece o produto/serviço virtualmente. O leitor pode associar os erros a desleixo ou falta de profissionalismo.

Todo o material que você produzir deve ser um indicador da qualidade dos seus serviços. Portanto, se o seu serviço é de excelência, mostre desde sua apresentação.

2. Erros podem ser associados a spam

Há uma série de fatores que podem fazer um e-mail ir direto para a caixa de spam. Além dos fatores como uso de termos de baixa reputação, excesso de pontuação numa frase única, entre outros, ainda existe a percepção do leitor com relação ao seu e-mail.

Quantas vezes você já direcionou um e-mail para a caixa de spam por ele conter erros demais? É muito fácil associarmos múltiplos erros com spam. Principalmente, se você conhece a empresa ou pessoa que envia o e-mail apenas no ambiente virtual.

3. Erros podem afetar a funcionalidade de um site

Se você digitar uma letra errada num endereço do link, ele perde a função. Ou ainda se você errar um título, pode prejudicar a ferramenta de busca que não encontrará o termo pesquisado.

Percebeu quanto estrago um texto mal redigido pode causar?

Leve em consideração que muitos leitores só conhecem você por meio digital. Assim, eles podem tirar conclusões a seu respeito com base somente no material que você produz para eles.

Todos nós cometemos erros e não dá para a gente se torturar o tempo todo por causa deles, mas não custa nada tomar certos cuidados. Veja alguns:

  • Use e abuse do corretor ortográfico do word;
  • Leia o texto em voz alta após redigi-lo;
  • Tem dúvida? Utilize um dicionário ou uma gramática;
  • Peça para um amigo revisar seu texto.

E você? Lembra de mais algum motivo para cuidar melhor da redação?

 


sobre Valeria Pinheiro

Ajudo empreendedores individuais e empresas a fazerem sua mensagem funcionar no mundo on-line. Sou profissional de Comunicação e Marketing com mais de 15 anos de experiência, Coach e Practitioner em Programação Neurolínguistica (PNL).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 thoughts on “3 motivos para não errar no texto