A escolha das palavras certas no texto 1


As palavras tem o poder de aproximar ou afastar o leitor do seu texto. Tudo depende do contexto e para quem exatamente você está falando.

A primeira coisa a se fazer antes de começar a colocar sua ideia no papel é descrever exatamente o perfil da pessoa para quem você vai escrever. Seja bem específico, pense em detalhes como idade, gostos, interesses, necessidades, cultura.

Com esses detalhes, você vai ser capaz de identificar os termos e a linguagem que mais lhe aproximarão de seu público. Isso vai criar empatia e  sua comunicação será muito mais eficaz.

Você está falando a língua do seu público?

Tempos atrás, a TV veiculou uma propaganda de um sabonete em que a atriz dizia o seguinte:

Precisamos entender nossas avós. Quando elas perguntam: “ele é arroz de festa?”, na verdade elas estão perguntando: “ele vive na balada?” E quando elas perguntam: “ele é um pão?”, elas querem saber se ele é gato (…)

A marca estava falando para mulheres jovens, mas lembrando das fieis consumidoras mais senhoras. Se você fosse escrever um texto para um público da terceira idade, poderia usar aqueles termos das avós. Percebe como tudo remete ao receptor da mensagem? No texto é a mesma coisa.

Se você perguntar ao seu público o que um “coelho” representa, pode ser que a maioria responda um bicho de estimação. Mas, o coelho também pode representar um jantar ou uma praga, por exemplo. Tudo depende do contexto em que a pessoa vive.  Por isso, é importantíssimo manter o foco no leitor.

A linguagem em comum com seu público alvo cria empatia. Além de aproximar o leitor, vai ajudá-lo na compreensão da sua mensagem. Quanto mais próximo você estiver de seu leitor, maior influência exercerá através de seu texto.

Um dos pressupostos da PNL (Programação Neurolinguística) diz que o significado de nossa comunicação é dado pela resposta que obtemos.

A resposta que vamos obter vai depender de utilizarmos as palavras certas no contexto correto.


sobre Valeria Pinheiro

Ajudo empreendedores individuais e empresas a fazerem sua mensagem funcionar no mundo on-line. Sou profissional de Comunicação e Marketing com mais de 15 anos de experiência, Coach e Practitioner em Programação Neurolínguistica (PNL).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One thought on “A escolha das palavras certas no texto