Coloque o “porquê” do negócio em seu conteúdo 1


Você já parou para pensar no grande “Porquê” do seu negócio? A razão pela qual você faz o que faz?

Não? Se o seu negócio não é uma commodity (que se diferencia somente em preço), é fundamental que você descubra o seu propósito. Por que? Porque ele precisa ser construído sobre algo maior do que preço.

Como disse Simon Sinek em uma famosa TED talk: “Seu objetivo não é fazer negócios com todo mundo que precisa do que você tem. Seu objetivo é fazer negócios com pessoas que acreditam no que você acredita”

As empresas mais bem sucedidas não são somente os produtos e serviços que elas vendem. Elas dizem muito mais respeito à missão por trás de seus produtos e serviços. É isso que as diferencia e transforma seus clientes em fãs, e as personas em clientes.

Empresas de sucesso vendem o “porquê”. A razão por trás do que elas fazem, enquanto a maioria tenta vender “o quê (características dos produto ou serviço)” ou o “como (benefícios)”.

Descubra o seu propósito

Para descobrir o seu propósito, pense na razão que leva você a fazer o que faz. Cuidado para não misturar suas motivações pessoais com o propósito. Você pode até ser motivado a fazer dinheiro suficiente para ficar mais tempo com as crianças, ou somente fazer o que você ama. Isso é importante para motivar você, é claro, mas não é suficiente para motivar as pessoas que vão contratar seus serviços ou comprar seus produtos.

O seu “porquê” precisa ser compartilhado por um grupo maior de pessoas. Considere o “valor (não monetário)” que você quer gerar ou está gerando. O que de valor você entrega para o seu público?

Para te ajudar, reflita sobre as perguntas a seguir. Não importa se você vai levar minutos, horas, dias ou até meses para descobrir. O importante é você trabalhar para identificar os seus “porquês”. Aquilo que te move.

  • O que é importante pra você?
  • No que você acredita?
  • Que tipo de pessoas usam seus produtos e serviços?
  • O que importa para elas?
  • Como você se sente usando seus próprios produtos ou serviços?
  • Como quer que as pessoas se sintam usando seus produtos ou serviços?
  • Com que marcas você se identifica? Quais são os “porquês” dessas marcas?

Faça uma lista de seus “porquês”. O que é mais importante para você? Aí mora o seu propósito.

“Pessoas não compram o que você faz, elas compram o porque você faz” (Simon Sinek)

Mostre o seu propósito

As pessoas não podem comprar o seu porquê se elas não sabem qual é. Você precisa dizer a elas qual é o seu porquê.

Crie um elevator pitch, ou seja uma ou duas frases que resumam a essência do que você faz e porque você faz. Algo que em poucos segundos a pessoa leia e já saiba o que você faz e para quem (vou falar sobre elevator pitch num outro post).

Conte a história do seu porquê. Conte porque ele é importante para você. As pessoas se conectam a histórias.

Mantenha esta mensagem todos os lugares! No seu site, no seu sobre, no seu blog, na descrição dos seus produtos e serviços, nas mídias sociais, e-mail marketing, etc.)

Pessoas precisam de repetição para gravar, por isso coloque seu porquê em todas as suas páginas.

Conecte-se com pessoas afins

As pessoas que se identificam com seu propósito e compartilham o seu porquê vão ajudá-lo a espalhar sua mensagem e tornar-se seus fãs.

Conecte-se também com pessoas que aspiram o seu propósito. Aquelas pessoas que desejam compartilhar o mesmo porque que você, mas ainda não se sentem totalmente convencidas ou prontas. O seu conteúdo pode ser o empurrão que estava faltando.

Agora, o mais importante: deixe isso tudo vir de dentro do coração. Que seja verdadeiro. É assim que você vai conectar o seu negócio e conteúdo à sua audiência.

Você gostou deste conteúdo? Eu gostaria de saber sua opinião para tomar a decisão de produzir ou não mais conteúdos como este.

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E por falar em propósito, cada vez tenho mais certeza do quanto autoconhecimento é importante para empreendedores. Por isso, queria te avisar que a Coach Paula Abreu lançou ontem um mini treinamento com ferramentas para Você descobrir os 10 Passos para levar uma vida e um trabalho com mais Propósito. Inscreva-se gratuitamente aqui >> bit.ly/pesv-video1


sobre Valeria Pinheiro

Ajudo empreendedores individuais e empresas a fazerem sua mensagem funcionar no mundo on-line. Sou profissional de Comunicação e Marketing com mais de 15 anos de experiência, Coach e Practitioner em Programação Neurolínguistica (PNL).


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