Como criar uma tagline que funciona


Uma tagline (ou slogan) é uma frase que identifica o seu negócio, capturando a essência de três elementos: sua missão, sua promessa, sua marca.

É uma forma eficiente de capturar o seu leitor ideal, mostrar à sua audiência de forma rápida qual é o seu negócio e como ele pode ser bom.

Criar uma excelente tagline é um desafio que muita gente enfrenta. Frequentemente as pessoas concentram-se no que é o seu produto ou serviço, negligenciando o benefício que ele oferece.

O Copyblogger publicou um post sobre o assunto, onde mostra como combinar os três elementos que, em essência, podem dar uma bela tagline. Aqui estão os passos (traduzidos e adaptados):

Passo Um – Sua Verdadeira Missão

Há um ditado no mundo do copywriting que diz: seja claro, não inteligente.

Considerando que a maioria de nós não é o melhor em criar as frases mais legais do planeta, esse é um conselho sábio, especialmente na web.

Não tente ser criativo demais. No mundo virtual, as pessoas (principalmente as que não conhecem você, nem seus produtos ou serviços) decidem em uma fração de segundos se eles saem ou ficam no seu site.

Seja claro, não inteligente. Comece a construir uma tagline com o objetivo do seu site. Decida o que você tem para oferecer. Seu site é sobre ferramentas de produtividade? Você vende conteúdo web? Serviços de limpeza?

Decida o foco do seu site e fique com ele.

Passo Dois – E daí? O que mais?

Vamos supor que o seu negócio é chá gelado. Você vende misturas de chá gelado ~em xícaras, copos e canecas~ e você vai ter um blog para estabelecer autoridade no ramo do chá gelado.

A tagline do seu blog provavelmente vai começar com algo como: “dicas de chá gelado …”

E esse é o lugar onde as pessoas escorregam: “Dicas Matadoras sobre chá gelado?”, “Grandes dicas de chá gelado?”, “Dicas rápidas sobre chá gelado?”

Nada disso.

A maioria dos visitantes do seu site não estão nem aí para essas dicas. Nada se destaca, nada parece atraente ou convidativo o suficiente para fazê-lo ficar.

Pergunte a si mesmo: O quê você gostaria de ver num site do tipo do seu? Provavelmente em sua resposta aparecerão benefícios que o visitante pode obter ao permanecer no seu site. E é isso que importa. As pessoas sempre querem algo. Ao acrescentar benefícios a um tagline, você está dizendo às pessoas o que tem ali para elas, o que elas recebem de você.

Você pode aproveitar e usar os benefícios em sua copy em outras partes do site. Em vez de ficar falando o quanto o seu produto é bom, diga às pessoas os benefícios que elas obtém ao adquiri-lo.

Então, quais seriam os benefícios do chá gelado? Poderiam ser:

  • Ajuda a matar sua sede
  • Ajuda a hidratar seu corpo
  • Anima você
  • Refresca
  • Faz você se sentir revigorado

Lembre-se: os benefícios são a chave para melhorar sua copy, suas vendas e seus negócios online.

Terceiro Passo: Um pouco de branding

Tudo bem, então agora você já tem a sua missão e seus benefícios. Chegou a hora de adicionar um pouco de branding.

Faça a sua tagline refletir a sua imagem comercial, sua marca. Ela tem que diferenciar-se da concorrência. Sua empresa tem uma personalidade e você deve mostrá-la às pessoas. Dê a elas um pouco da essência da marca da sua empresa na tagline.

Digamos que o seu negócio de chá gelado é um pouco Zen e você gosta de promover o chá como relaxante. Você quer que as pessoas tenham uma vida mais tranqüila. As cores do site são em tons claros e pasteis. Até mesmo as cores parecem ser calmantes, percebe? Isso é o seu branding funcionando.

Coloque isso para trabalhar em sua tagline também.

Escolha um adjetivo que engloba a imagem comercial, pegue o resumo dos benefícios e case tudo isso à missão. O que nasce?

“Receitas relaxantes de chá gelado para revitalizar a sua vida.” Isso é uma tagline!

Você já tem uma tagline ou vai treinar para criar a sua?

Quando for preparar a sua, pergunte-se sobre os três elementos quem compõem uma excelente tagline. Em seguida, confira: ela é efetiva para a web? O que nela atrai sua atenção? Siga os três passos e boa sorte!


sobre Valeria Pinheiro

Ajudo empreendedores individuais e empresas a fazerem sua mensagem funcionar no mundo on-line. Sou profissional de Comunicação e Marketing com mais de 15 anos de experiência, Coach e Practitioner em Programação Neurolínguistica (PNL).

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