Entrevista com Silvia Pahins da Patoá 1


Sílvia Pahins é Empreendedora e Coach. Doutoranda em Marketing e Estratégia em Portugal, sempre navegou no mundo do design, comunicação e empreendedorismo inovador. Está a frente da Patoá, uma Escola de Inovação em Negócios e Empreendedorismo que ajuda as pessoas a tirarem seus planos do papel.

Conteutil - Silvia Pahins

Ela já morou em mais de 20 cidades brasileiras e hoje vive em Portugal. Criadora do 1o. Congresso Online de Inovação em Negócios do Brasil, o Innovation Experts’14 e do Programa Empreenda com Propósito.  Hoje ela vai nos contar um pouco sobre sua vida de empreendedora e sobre sua constante entrega de conteúdo de valor para sua audiência.

1) Silvia, seja bem vinda! Em primeiro lugar, agradeço sua participação nesta entrevista. Para mim, é uma honra e alegria muito grande ter você aqui dividindo sua história inspiradora com minha audiência. Gostaria que você se apresentasse aqui e nos contasse um pouco sobre você e a Patoá.

Olá Valéria! A Patoá nasceu de uma busca… eu era servidora pública e estava bastante infeliz atuando nesse setor. Quando passei no concurso era só motivação, queria muito ajudar as pessoas e via ali uma grande oportunidade. Mas a realidade foi bem diferente. Apesar de existir uma demanda grande para projetos no setor público, o órgão em que atuei era extremamente burocrático, com uma cultura pouco voltada para inovação, além de ter uma cultura organizacional bastante rígida.

A minha busca começou pela minha própria essência. Eu sabia que queria empreender, mas ainda não tinha certeza do que seria esse empreendimento… a solução foi me colocar em ação. A Patoá nasceu para ser o lugar onde eu me realizaria profissionalmente e como passar do tempo ela foi tomando forma até se transformar no que é hoje: um trabalho alinhado com quem eu sou e com o estilo de vida que sempre sonhei.

Esse foi um processo que durou anos e hoje estou condensando todo esse aprendizado prático, aliados aos meus estudos no Doutorado, no Programa Empreenda Com Propósito. Esse é o projeto que venho me dedicando de corpo e alma nos últimos meses e deverá refletir todo o meu Propósito de vida.

2. Quando e como foi o seu começo no empreendedorismo?

Antes de falar do meu começo, preciso explicar o que eu entendo como por empreendedorismo. Considero empreendedor toda aquele que coloca suas ideias em açção, que faz acontecer, que cria algo para causar uma mudança no status quo. Sendo assim, mesmo que a pessoa não tenha um negócio próprio ela pode ser empreendedora.

Nesse sentido, acredito que sempre fui empreendedora. Estar envolvida em diversos projetos, criando coisas novas e colocando ideias em ação sempre fez parte da minha essência.

Um caso bastante marcante foi a fundação da empresa júnior quando eu estava na faculdade. Esse foi um projeto que me dediquei por amor, por acreditar que as pessoas precisavam de um espaço de troca e aprendizado, um espaço onde pudessem se desenvolver como profissionais… qualquer semelhança com a Patoá não é mera coincidência. Foi revistando esse episódio de uma década atrás que comecei a entender as peças do quebra-cabeças da minha vida e entender aquilo que me motivava profundamente e que me fez empreender um negócio.

3. Qual a importância de se investir em conteúdos de valor nos negócios? E que dicas você daria para se ter mais criatividade e inovar na produção desses conteúdos?

Vivemos em uma era de conhecimento. Esse é nosso maior ativo, logo após o nosso tempo, e só por isso já podemos imaginar o quanto o conhecimento, a informação e os conteúdos são importantes. Eles nos aproximam do público, independente do nicho em que a empresa atue, e tem o poder de impactar a vida de pessoas de maneira imensurável.

A minha dica é buscar a autenticidade. Quando comecei a produzir conteúdos para a Patoá senti alguma dificuldade em me identificar, pois eram tantas regras a seguir. Somente quando deixei isso de lado e resolvi ser autêntica e escrever aquilo que realmente sentia e pensava consegui alcançar as pessoas que acompanham meu trabalho hoje.

4) Você se destacou com a realização do Congresso Online Innovation Experts no final do ano passado. E desde lá, você recebe mensagens de pessoas interessadas em realizar um evento nesses moldes. Inclusive você preparou um artigo partilhando sua experiência. Poderia citar aqui para a gente os passos para a criação de um Congresso Online?

É verdade, foi um evento de grandes proporções e muita gente me procura para saber mais sobre o assunto. No artigo, eu cito alguns passos que considero importantes, mas o mais relevante, sem dúvida alguma é definir o seu porquê. O motivo pelo qual você esta engajado em realizar um projeto dessa magnitude. É o seu porquê que vai mantê-lo de pé quando as dificuldades começarem a aparecer e ele que vai justificar todo seu empenho e sacríficios.

Tendo uma causa pela qual vale a pena os demais passos são mais simples, envolvem basicamente questões técnicas como a contratação de serviços e plataformas, ativação do networking para atrair os palestrantes certos, divulgação e estratégias de marketing. Gosto de chamá-las de técnicas avançadas de marketing porque realmente o são, mas esse é um tema que ensino em profundidade no Empreenda Com Propósito.

5) Para quem assistiu, parece que tudo foi muito tranquilo, mas muita gente não imagina o que aconteceu atrás dos bastidores (que você conta em um de seus artigos sobre a organização de tudo). Queria que você nos contasse aqui o maior erro, o maior acerto e a principal lição tirada da organização do Congresso.

Esses bastidores…Meu maior acerto foi ter colocado a ideia em prática. Até então minha empresa apenas atuava no offline e o seu crescimento estava relacionado ao seu alcance local. Como eu já estava estudando em Portugal era inviável cuidar da empresa no Brasil enquanto estivesse aqui. Depois do evento consegui mudar todo o modelo de negócios da empresa e hoje ela atua 100% no digital, tenho muito mais liberdade de tempo e espaço, além da liberdade financeira.

É difícil falar de erros nesse caso, pois considero que foi um grande aprendizado. Mas posso citar o descaso comigo mesma, tive alguns problema de saúde durante o evento porque estava trabalhando muitas horas seguidas e sozinha… O projeto é muito mais difícil do que parece, então meu conselho é que, aqueles que querem realizar um congresso online, busquem parcerias com pessoas que possuem habilidades diferentes, de modo que as tarefas possam ser partilhadas.

6) Para encerrar, que tipo de dicas você pode dar para pessoas que estão a fim de empreender, mas não sabem por onde começar?

Com certeza o ponto inicial é o autoconhecimento. Tudo começa com o conhecimento de quem realmente somos, nossos valores, talentos, paixões. Muitas pessoas me procuram querendo empreender, mas bastante confusas sobre por onde começar, porque apenas sentem a infelicidade do trabalho atual. Mas a resposta não está em um outro trabalho e sim dentro de nós mesmos.

Se você sabe exatamente quem é o que lhe faz feliz, vai te mais coragem de perseguir seus sonhos, criar o estilo de vida adequado para você e colocar suas ideias em ação.

O Empreenda Com Propósito foi criado a partir da premissa de que todos tem um porquê, um propósito, e esse é o ponto de partida do empreendedor. Depois disso ainda vamos trabalhar o estilo de vida e o mindset, para que o trabalho dos sonhos seja criado em torno da sua vida (e não contrário). E, por fim, trabalhamos técnicas, abordagens e ferramentas de negócios, comunicação e marketing, que são essenciais para dar forma ao negócio, fazendo com que ele alcance as pessoas certas.

Silvia, muito obrigada novamente pela participação. Mesmo a poucas horas da viagem para a Espanha, aceitou prontamente conceder esta entrevista. Parabéns pelo seu conteúdo realmente inspirador e cheio de propósito.

Gostou? A Sílvia tem um conteúdo igualmente inspirador no mini-curso GRATUITO Empreenda Com Propósito. Inscreva-se!

Conteutil Empreenda com Propósito

A Conteútil reuniu as dicas da Silvia e os “9 Passos para a Criação de um Congresso Online” aqui neste infográfico.


sobre Valeria Pinheiro

Ajudo empreendedores individuais e empresas a fazerem sua mensagem funcionar no mundo on-line. Sou profissional de Comunicação e Marketing com mais de 15 anos de experiência, Coach e Practitioner em Programação Neurolínguistica (PNL).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One thought on “Entrevista com Silvia Pahins da Patoá