A Importância Do Marketing Digital e Conteúdo Para o Empreendedor de hoje


Que o Marketing Digital facilitou nossa vida ninguém duvida. Mas, quantas vezes você já se perguntou porque alguns produtos e serviços fantásticos vendem tão pouco? Tantas mentes brilhantes produzindo coisas legais que ficam lá paradas nas prateleiras, enquanto outros produtos e serviços medianos “vendem como água”.

Será que no meio de tanta informação, estamos perdendo a nossa capacidade de avaliação? É uma possibilidade. Mas, quando o negócio é bom, acredito muito mais que não existiu uma estratégia correta para atrair o público. E hoje, quando pensamos em estratégias de Marketing é impossível ignorar ações no mundo online. Ainda que existam empresas que ignoram as ações online, cada vez mais empreendedores tem se preocupado em estabelecer sua presença digital. E isto é fundamental tanto para os negócios iniciantes como para os já estabelecidos.

Estar no Digital faz parte da capacidade de se comunicar com eficiência e eficácia. No Direito, se diz que “o que não está nos autos não está no mundo”. Aproveito a frase para fazer uma analogia no Marketing: “se você não está no Digital, você praticamente não existe”.

“Ser altamente eficaz como indivíduos e organizações deixou de ser opcional. É sua obrigação.” (Stephen Covey)

Estamos num momento de transição e quem sabe mesclar estratégias do Marketing tradicional com o Digital consegue ganhar hoje, pelo menos, mais visibilidade. Nunca houve um tempo tão propício para se falar com o público certo, gastando tão pouco e ainda mensurando os resultados com facilidade.

Há quem comece sua estratégia digital através das mídias sociais, o que pode ser bem perigoso. Basta uma alteração na política da ferramenta ou a mídia deixar de existir e todo o seu trabalho vai por água abaixo. Por isso, ter um site e/ou blog deve ser o início para qualquer empresa que queira se estabelecer. Através de páginas na web, milhares de pessoas de diversas áreas entram no mundo digital todos os dias, e isso significa uma grande oportunidade num mercado que ainda tem muito a aprender e explorar no Digital.

Estratégias Digitais

É aí que entra a principal estratégia: o Marketing de Conteúdo, que é basicamente a ferramenta que ~em vez de empurrar um produto ou serviço~ primeiro atrai uma audiência interessada, através da produção de conteúdo útil, atraente e relevante. É também com essa estratégia que pequenos negócios são capazes de competir com negócios maiores de igual para igual (efeito Cauda Longa, sobre o qual falarei em outra oportunidade).

Você pode pensar que Marketing de Conteúdo é uma novidade, mas não é. É uma estratégia antiga, assim como outras estratégias do Marketing Digital. A única coisa que mudou é a forma de fazer. Lembro-me bem quando há pouco mais de 15 anos, nem sequer falávamos em Marketing Digital e Conteúdo, tive um diretor que insistia em produzirmos material para “educar os clientes”. Estávamos inserindo um novo produto no mercado, algo inovador e que precisava ser muito bem entendido para ter aceitação no mercado ultra específico a que ele pertencia. Era necessário “educar aquele mercado”. A única diferença é que naquela época entregávamos o conteúdo em apresentações, conversas, eventos. A estratégia era a mesma, somente o modo como entregávamos era diferente. Hoje com as ferramentas digitais, tudo se tornou mais fácil e mais barato.

Além do Conteúdo ~que considero o principal~, existem outros modos complementares para otimizar a presença digital:

  • SEO (Search Engine Optimization) que encaminha tráfego para a sua página, através do uso calculado de palavras-chave para os motores de busca da web;
  • Mídias Sociais;
  • E-mail marketing que não seja propaganda ou informação sem utilidade, mas que traga realmente material de interesse de sua audiência;
  • Anúncios segmentados no Google e Mídias Sociais, oportunidade barata e efetiva para comunicar diretamente para o público interessado no que você tem a dizer.

De volta ao básico

Isso tudo se torna ainda mais valioso quando além de conquistar a audiência, o conteúdo e recomendações sobre seu produto/serviço ainda são compartilhados pelo público, gerando mais reconhecimento e vendas. É assim que o Marketing deve funcionar.

Somente atrair tráfego para a página ou outras mídias é inútil se não se consegue capturar e manter a atenção do cliente. Apenas resultará num aumento do número de visitantes sem objetivo de comprar (bouncing rate). O objetivo do marketing de conteúdo é construir um público de modo a aumentar o número de visitantes com o objetivo de comprar, ou seja gerar conversões.

Apesar da modernização das estratégias de negócio, ainda mais importante é lembrar o básico do marketing: tenha a certeza que o seu produto/serviço resolve um problema existente. Tenha a certeza que tem público, e que a sua estratégia de marketing de conteúdo/digital é realmente capaz de chegar a esse público-alvo. Construa nessa base e seja dinâmico, identificando sempre aquelas áreas que precisam ser melhoradas e trabalhe nisso.

Como vão suas estratégias digitais?

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Este texto foi publicado originalmente em meu perfil do LinkedIn: http://bit.ly/LinkedIn_VPN

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