Marketing Digital para lojas físicas


Vamos falar de marketing digital para lojas físicas? Que marcar presença na internet é fundamental para se promover já é ponto pacífico para a maioria das pessoas, empresas e pequenos negócios.

Não só para propagar sua mensagem, mas também para ficar a par do que as pessoas estão falando de você. Sim, porque as pessoas que consomem qualquer serviço e produto vão até a internet para falar, buscar informações, indicações e referências. Além disso, é da natureza do ser humano criar relacionamentos, não somente com outras pessoas, mas também com as marcas que admira.

Marketing para lojas físicas

Daí a importância de investir em sua presença no mundo digital, ainda que seu negócio seja uma loja física. Você pode fazer isso de várias maneiras, como através de um site, blog, anúncios e de outras mídias digitais que você goste e saiba que seu público está lá.

Aqui estamos falando somente de marcar a presença no Digital, mas o melhor desta história é que investir em ações de marketing digital é uma forma barata, e não menos valiosa de se fazer notar. Sabendo marcar presença, é uma maneira bastante eficiente de mandar sua mensagem ao público de seu interesse.

Você tem sentido os efeitos da crise? Estabeleça metas e intensifique sua presença online.

Como mensurar os resultados

Talvez você até esteja aí pensando “ah! Mas eu só tenho loja física, não vendo nada online, então isso não é pra mim…” Engano seu. Ao trabalhar ações de marketing on-line e off-line em conjunto, os resultados vão aparecer.

O Adnews publicou “6 formas de mensurar o impacto do marketing digital na sua loja física bem interessantes. Veja um resumo delas:

Pesquisa

Ao fazer uma simples pesquisa com seus clientes, você pode descobrir como eles conheceram sua loja. Compare o número de clientes que chegaram até você através de sua presença online com o que você investiu e conheça o seu custo de aquisição.

Extensões de Chamada

Mídias de links patrocinados em mecanismos de busca já possuem uma tecnologia que permite medir o número de clientes que ligaram na sua loja através de um anúncio. Assim fica fácil ter um número de referência para saber quantas das pessoas impactadas de fato chegaram até você.

Cupons Promocionais

Utilize cupons de desconto e ofertas em campanhas online e registre a quantidade de cupons utilizados.

Cruzamento de E-mails

Para negócios maiores e com grande tráfego de clientes: o Facebook possui uma forma de medir quantas pessoas dentro de uma determinada base de e-mails foram impactadas pelos seus anúncios.

Metas de Engajamento

Defina metas de engajamento para as suas campanhas. Você pode estabelecer como meta o que for mais conveniente para o seu negócio. Por exemplo, se for uma pizzaria, o tempo mínimo que alguém leva para decidir o pedido online pode ser uma meta.

Testes

Experimente ficar duas semanas sem anunciar online e compare o movimento nesse período com um outro equivalente em que você estava anunciando. Faça o teste com diferentes mídias, com diferentes abordagens. Veja o que está funcionando e o que necessita de ajustes.

O mais importante nisso tudo é marcar sua presença digital e estabelecer metas que você possa mensurar depois.


sobre Valeria Pinheiro

Ajudo empreendedores individuais e empresas a fazerem sua mensagem funcionar no mundo on-line. Sou profissional de Comunicação e Marketing com mais de 15 anos de experiência, Coach e Practitioner em Programação Neurolínguistica (PNL).

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