O 1o. passo para produzir conteúdo 3


Então, você precisa produzir conteúdo… Pega papel e caneta, ou senta em frente ao computador e começa. Opa! Espera, por onde você começa?

Talvez alguns me digam que começam pelo título. Outros devem estar pensando em palavras-chave. Mas, será que essas são as maneiras mais adequadas para se iniciar a produção de um conteúdo?

Eu pergunto e respondo: não. E explico:

Não importa se você vai escrever uma carta de vendas, sua página estática, um post para o blog ou um e-mail… A dica de ouro é: comece definindo sua persona (o seu leitor ideal) com todos os detalhes possíveis.

Sua persona ou avatar é a parte mais importante do seu conteúdo. Por isso, toda a atenção deve estar neste ponto em primeiro lugar.

Com todos os detalhes sobre a persona, escreva como se você estivesse conversando com ela e não com o mercado em geral.

Todo leitor gosta de se sentir especial, por isso é importante você colocar foco no seu leitor ideal. Não escreva para a multidão achando que com isso vai atingir uma fatia maior do mercado. Isso não funciona.

Crie uma personagem. Pense em todos os detalhes. Qual é a idade dele(a)? Do que ele(a) gosta? O que ele(a) lê? Quais são os interesses dele(a)? Qual vocabulário ele(a) utiliza? Qual problema que ele(a) tem que você vai resolver?

Com essas respostas, você vai ser capaz de identificar termos e a linguagem que mais lhe aproximarão de seu público. Isso criará empatia e fará o seu leitor sentir-se especial.

E o melhor de tudo vai ser quando você ouvir dele que aquilo que você produziu era exatamente o que ele estava precisando naquele momento.

Tem coisa melhor? E você, já desenhou a sua persona?


sobre Valeria Pinheiro

Ajudo empreendedores individuais e empresas a fazerem sua mensagem funcionar no mundo on-line. Sou profissional de Comunicação e Marketing com mais de 15 anos de experiência, Coach e Practitioner em Programação Neurolínguistica (PNL).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 thoughts on “O 1o. passo para produzir conteúdo