Como definir seus objetivos de marketing 2



“Você poderia me dizer, por favor, qual caminho eu devo seguir daqui?”

“Depende muito de aonde você quer chegar”, disse o Gato.

“Não me importo muito onde”, disse Alice.

“Então, não importa por qual caminho você vá”, disse o Gato.

Se você assistiu ao filme “Alice no país das Maravilhas”, é bem provável que tenha reconhecido esse diálogo. Assim como na história, saber onde se quer chegar é mais importante do que dar o seu primeiro passo em qualquer coisa que você faça.

Depois de conhecer o seu avatar ou persona (perfil do seu leitor ideal), a definição dos objetivos de Marketing é parte fundamental do seu plano. Como você não quer produzir um conteúdo que não será lido, é importante ter muito claro estes objetivos antes de começar cada peça de comunicação para o seu negócio.

Talvez você tenha várias ideias sobre o que fazer, mas você consegue responder claramente o por quê? Por quê você está produzindo este conteúdo? É bem possível que pelo menos um de seus objetivos, esteja listado aqui:

  1. Atrair novos clientes
  2. Divulgar sua empresa e gerar comentários sobre ela
  3. Consolidar sua marca
  4. Compartilhar informações para que as pessoas te achem com mais facilidade
  5. Construir relacionamentos
  6. Otimizar conteúdo para os mecanismos de busca
  7. Incentivar o seu público a falar de você para outras pessoas.

Para conseguir resultados melhores a dica é: não queira abraçar todos os objetivos de uma vez só. Trabalhe poucos por vez.

Tenha objetivos claros e metas mensuráveis

É realmente muito importante ter clareza dos objetivos, ou seja, de onde se quer chegar e trabalhar com metas para alcançá-los. As metas devem ser específicas e mensuráveis. Por isso, recomendo que você utilize o método S.M.A.R.T, que significa:

  • S – Specific: sua meta precisa ser específica
  • M – Measurable: sua meta precisa ser mensurável
  • A – Attainable: sua meta precisa ser atingível
  • R – Realistic: sua meta precisa ser realista
  • T – Timely: sua meta precisa ser temporal, ter um prazo de realização.

Quer um exemplo?

Vamos supor que seu objetivo seja divulgar sua empresa e gerar comentários sobre ela. E para isso, uma de suas metas é criar um blog. Em vez de estabelecer a meta “criar um blog”, utilize o método SMART como este exemplo: “Vou criar um blog sobre o assunto “x” na plataforma WordPress e ter o primeiro post publicado até 10 de julho”.

Estabelecer objetivos antes da produção de qualquer conteúdo é muito importante para que o seu trabalho produza os resultados desejados.

Que tal? Você já tem o hábito de trabalhar no seu plano de Marketing com objetivos e metas bem traçados?


sobre Valeria Pinheiro

Ajudo empreendedores individuais e empresas a fazerem sua mensagem funcionar no mundo on-line. Sou profissional de Comunicação e Marketing com mais de 15 anos de experiência, Coach e Practitioner em Programação Neurolínguistica (PNL).


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