Teste a legibilidade de seu texto 3


Há algum tempo, produzi um texto para o Digaí com um teste de legibilidade bem interessante.

A legibilidade do texto é fundamental para a produção de um conteúdo de qualidade. E o que torna um texto legível? Basicamente são 3 características: clareza, coerência e coesão, como você pode ver lá no texto original.

Para garantir que seu texto será fácil de ler, aproveite e faça o teste de legibilidade que trago aqui para você. Em seguida, veja o teste aplicado em um parágrafo:

FAÇA O TESTE DE LEGIBILIDADE AQUI

Veja o teste aplicado ao seguinte parágrafo:

“Em boca fechada não entra mosca”, diz a vovó repressora. “Quem não erra perde a chance de acertar”, responde o neto sabido. Ele aprendeu que, nas organizações modernas, a competição é o primeiro mandamento. E, cada vez mais, impõe-se a necessidade de falar em público. Muitos servidores, porém, concordam com a vovó. Estremecem só de imaginar a hipótese de abrir a boca diante de uma plateia. Dizem que não nasceram para os refletores. Falta-lhes vocação. A ciência prova o contrário. Falar bem não é dom divino. Falar bem – como nadar bem, escrever bem, saltar bem – é habilidade. Exige treino.

Resultados

1. Palavras do parágrafo =101
2. Número de frases = 12
3. Média da palavra-chave (101 dividido por 12) = 8,41
4. 8,41 + 12 (número de polissílabos) = 20,41
5. 20,41 x 0,4 = 8,16

Resultado: legibilidade excepcional

Pronto! Agora é a sua vez. Faça o teste e lembre-se de testar um parágrafo de cada vez. Se você gostou, compartilhe com seus amigos.

 


sobre Valeria Pinheiro

Ajudo empreendedores individuais e empresas a fazerem sua mensagem funcionar no mundo on-line. Sou profissional de Comunicação e Marketing com mais de 15 anos de experiência, Coach e Practitioner em Programação Neurolínguistica (PNL).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 thoughts on “Teste a legibilidade de seu texto